Energia solar na agricultura

Saiba como a energia solar na agricultura pode gerar sustentabilidade e economia!
Compartilhe

15 min. de leitura

Energia solar na Agricultura: sustentabilidade e economia

A energia solar é um recurso renovável que tem sido cada vez mais utilizado em áreas urbanas para geração de energia elétrica. O que muitos acabam não sabendo é que a energia solar também pode ser uma solução para a produção agrícola, trazendo inúmeros benefícios para o setor e para o meio ambiente. Siga a leitura no Instituto AgroGalaxy e entenda a importância da energia solar na agricultura, como funciona o sistema e se a instalação gera economia.

Qual a importância da energia solar na agricultura?

A energia solar tem se tornado cada vez mais importante para a agricultura, principalmente devido aos benefícios ambientais que ela proporciona. A energia solar é uma fonte de energia renovável e limpa, que não emite gases poluentes na atmosfera, o que a torna uma opção sustentável para a produção de alimentos.

Esta fonte de energia pode ser uma solução viável para áreas remotas que não possuem fácil acesso à eletricidade. A instalação de painéis solares pode garantir eletricidade de qualidade para a produção de alimentos, tornando a agricultura mais eficiente e produtiva.

A utilização da energia solar na agricultura contribui para a diminuição da pegada de carbono, o que traz benefícios ambientais significativos.

Como funciona o sistema de energia solar?

O sistema de energia solar é composto por painéis solares que convertem a luz do sol em eletricidade utilizável. Os painéis solares são feitos de células fotovoltaicas, que são feitas de materiais semicondutores, como o silício. Quando a luz do sol atinge essas células fotovoltaicas, ela faz com que os elétrons se movam, criando assim uma corrente elétrica.

Os painéis solares são instalados em telhados ou em áreas abertas que recebem a luz do sol. Eles são conectados a um inversor solar, que converte a corrente contínua (DC) produzida pelos painéis solares em corrente alternada (AC), que é a forma de eletricidade usada na maioria das residências e empresas.

Em alguns estados do Brasil, a energia produzida pelos painéis solares pode ser usada diretamente pelos proprietários de imóveis ou pode ser vendida de volta à rede elétrica, por meio de um processo conhecido como “net metering”. Isso permite que os proprietários de imóveis recebam créditos de energia em troca da eletricidade que produzem em excesso e que é enviada de volta à rede elétrica.

Quanto custa a instalação e manutenção de placas solares?

Os custos para instalação de placas solares podem variar dependendo do tamanho do projeto e das necessidades energéticas do local. Porém, é importante lembrar que a instalação de um sistema de energia solar é um investimento a longo prazo, uma vez que a energia renovável pode reduzir significativamente os custos de energia elétrica, é possível que o produtor veja o retorno do investimento nas placas solares já nos primeiros anos de uso devido à economia nas contas de energia.

Existem diversas opções de financiamento para a instalação de sistemas de energia solar, incluindo programas governamentais e financiamentos privados. É importante pesquisar e avaliar todas as opções antes de decidir qual é a melhor para o seu caso.

A manutenção das placas solares é muito simples e pode ser feita pelo próprio proprietário do sistema. As placas fotovoltaicas têm uma vida útil que vai de 10 a 15 anos e requerem pouca manutenção ao longo desse período. Isso significa que, além de ser uma opção mais sustentável, o sistema de energia solar também pode ser mais econômico a longo prazo.

Para garantir o bom funcionamento do sistema, é importante que as placas fotovoltaicas sejam instaladas corretamente e em um local com boa exposição solar. Também é recomendado realizar uma limpeza periódica para garantir a eficiência do sistema.

A instalação de um sistema de energia solar pode representar um investimento inicial significativo, mas os benefícios a longo prazo podem superar em muito os custos iniciais. É importante lembrar que a instalação de um sistema de energia solar pode inclusive valorizar o imóvel ou as terras, tornando-o mais atraente para compradores e investidores.

A energia solar gera economia?

Sim, a utilização da energia solar na agricultura pode trazer economias significativas. Além de ser uma fonte de energia limpa e renovável, a energia solar é uma excelente opção para quem busca reduzir os custos de produção e aumentar a eficiência da produção agrícola.

Além disso, a energia solar é uma opção de longo prazo para os agricultores. Embora a instalação de um sistema de energia solar exija um alto investimento inicial, esse investimento pode ser recuperado em um prazo de 8 a 10 anos dependendo do porte do projeto por meio da economia gerada na conta de energia elétrica. Isso porque a energia solar é uma fonte de energia gratuita e renovável, que não exige pagamento de contas mensais de energia elétrica. O cálculo de payback da energia solar pode ser feito da seguinte forma:

PAYBACK (meses) = Investimento (R$) / Energia gerada (kWh/mes) x Valor da tarifa

Por fim, vale ressaltar que se o painel solar for instalado em uma fazenda sem acesso à rede pública de energia ou em região com fornecimento público instável, o projeto se torna elegível para geração de crédito de carbono, trazendo mais uma opção de rentabilidade para o projeto.

Gostou do conteúdo? Fique por dentro de dicas e notícias do Agronegócio com o Instituto AgroGalaxy e melhore os rendimentos das suas plantações!

Veja também:

Compartilhe
Veja outros artigos
Tentativa de redução da emissão e o mercado milionário. Fique por dentro de todos os detalhes do assunto com o Instituto Agrogalaxy
Sustentabilidade

Carbono

A corrida mundial pela sustentabilidade e o esforço das empresas para mitigar as emissões de gases de efeito

Leia o conteúdo