ESG na Agricultura: o que é

alt-texto: Saiba o que é ESG na Agricultura e quais os benefícios.
Compartilhe

3 min. de leitura

ESG na Agricultura: o que é e quais os benefícios?

Se você já está envolvido em questões de sustentabilidade, provavelmente já ouviu falar no termo ESG. Mas você sabia que os princípios ESG podem ser aplicados também à agricultura? Siga a leitura e confira o que é ESG, seus benefícios na agricultura e por que essa sigla é tão importante.

O que é ESG?

ESG é uma abreviação do inglês para Environmental, Social and Governance, ou em português: Ambiental, Social e Governança. Esses três pilares são usados para avaliar o engajamento em sustentabilidade de uma empresa ou organização.

  • Ambiental: refere-se ao impacto ambiental das atividades da empresa, incluindo uso de recursos naturais, emissões de gases do efeito estufa, gestão de resíduos e poluição.
  • Social: refere-se ao impacto social das atividades da empresa, incluindo a forma como trata seus funcionários, fornecedores, clientes e comunidades locais.
  • Governança: refere-se à forma como a empresa é administrada, incluindo a estrutura de gestão, práticas de transparência e ética.

Quais os benefícios das práticas ESG na Agricultura?

A aplicação das práticas ESG na agricultura pode trazer diversos benefícios para produtores, consumidores e o meio ambiente em geral. Alguns dos benefícios incluem:

  1. Redução de custos

A aderência a práticas sustentáveis pode ajudar os produtores a reduzir os custos de produção. Por exemplo, ao utilizar técnicas de conservação do solo o produtor pode reduzir a erosão e aumentar a retenção de água, consequentemente reduzindo a necessidade de irrigação e fertilizantes.

  1. Maior eficiência

Práticas sustentáveis, como o uso de técnicas de manejo de pragas, podem alavancar a eficiência da produção agrícola, reduzindo perdas de culturas e aumentando a qualidade dos produtos.

  1. Melhor qualidade do solo

Práticas sustentáveis podem melhorar a qualidade do solo, melhorando a fertilidade e reduzindo a erosão. A longo prazo isso pode ajudar a aumentar a produtividade e reduzir a necessidade de fertilizantes sintéticos, por exemplo.

  1. Saúde no trabalho

As boas práticas ESG têm um impacto significativo na segurança e saúde dos trabalhadores no campo. Uma gestão eficiente que prioriza a saúde e a segurança dos colaboradores é fundamental para prevenir acidentes, lesões e promover um ambiente de trabalho saudável e seguro. Além disso, contribui para a redução do risco de saúde ao produtor, pela exposição a agroquímicos, e reduz o risco de contaminação de águas e do impacto à fauna e à flora.

  1. Vantagem competitiva

A adoção de práticas sustentáveis pode ser uma vantagem competitiva para produtores, atraindo consumidores que valorizam a sustentabilidade.

Adotando práticas sustentáveis e responsáveis, os produtores podem reduzir os impactos ambientais e sociais de suas atividades. Incluindo a redução do uso de pesticidas e fertilizantes químicos, a redução das emissões de gases de efeito estufa, a promoção do bem-estar animal e a conservação do solo.

Além de todos os benefícios citados, a adoção de práticas sustentáveis pode melhorar a visão e lucro da marca, uma vez que os consumidores também estão cada vez mais conscientes da importância da sustentabilidade e da responsabilidade social na produção de alimentos. Adotando práticas ESG, os produtores têm a possibilidade de atrair esses consumidores que buscam por produtos com menor emissão de carbono e menor uso de químicos, principalmente quando conquistam selos e certificações.

Vantagens de práticas ESG para empresas

Além de trazerem inúmeros benefícios para o planeta, as práticas ESG podem trazer mais credibilidade e confiança à sua empresa:

  • Atração de investidores: Investidores, cada vez mais, buscam empresas comprometidas com a sustentabilidade e com práticas responsáveis. Sendo assim, as empresas que adotam essas práticas têm maiores chances de atrair investimentos;
  • Fortalecimento da imagem: Ser uma empresa comprometida com as melhores práticas ambientais e sociais pode fortalecer a imagem da empresa perante seus clientes, parceiros e sociedade em geral. Além disso, pode atrair consumidores que valorizam essas práticas e preferem consumir produtos de empresas social e ambientalmente responsáveis;
  • Redução de custos: Adotar práticas ESG pode levar à redução de custos, por exemplo, ao investir em tecnologias mais eficientes e sustentáveis, reduzindo o consumo de recursos naturais e diminuindo os gastos com energia e água;
  • Maior resiliência: Empresas que adotam práticas ESG tendem a ser mais resilientes a eventos extremos e a crises, pois estão mais preparadas para lidar com riscos ambientais e sociais;
  • Acesso a novos mercados: Adotar práticas ESG podem ter acesso a novos mercados, como o de produtos orgânicos e sustentáveis, que estão em crescente demanda;
  • Retenção de talentos: Colaboradores, principalmente os mais jovens, buscam trabalhar em empresas que se preocupam com questões ambientais e sociais. Sendo assim, empresas ESG podem ter maior facilidade em reter talentos e atrair novos colaboradores comprometidos com essas questões.

 

Gostou do conteúdo e quer saber mais sobre agricultura e sustentabilidade? Acompanhe o Instituto Agrogalaxy e fique por dentro das inovações na Agricultura!

O Instituto Agrogalaxy atua para aconselhar, e fomentar soluções e Startups que façam a diferença na vida do produtor rural e reduzam os impactos socioambientais nos negócios rurais.

Compartilhe
Veja outros artigos