Educação Ambiental no Agronegócio

Compartilhe

5 min. de leitura

Educação Ambiental: Sustentabilidade no Agronegócio

O agronegócio vem sendo a mola propulsora da economia brasileira nos últimos anos, apresentando resultados consistentes em termos de geração de riqueza, emprego e renda no país.

Muito por força de ser praticado no interior do país, longe dos grandes centros, ainda existem muitos mitos e informações inadequadas circulando por diversos meios de comunicação, o que vem prejudicando a comunicação adequada sobre a importância do agronegócio.

Neste cenário, a educação ambiental torna-se uma ferramenta imprescindível para a vida do homem no planeta.

Educação Ambiental: o que é e qual a importância?

A educação ambiental é um processo que visa conscientizar e informar indivíduos e comunidades sobre questões ambientais, buscando promover uma maior compreensão sobre a interdependência entre o ser humano e o meio ambiente. Ela engloba a construção de valores, conhecimentos, habilidades e atitudes voltadas para a conservação e preservação do meio ambiente.

Uma educação ambiental eficaz traz ensinamentos sobre a convivência harmoniosa com a natureza, faz o homem refletir sobre o seu modo de produção e consumo, pensar globalmente e agir localmente.

A Importância da Agenda AgroAmbiental

Quando temos o foco no agronegócio, vislumbramos a agenda agroambiental, que deve ser promovida através da educação ambiental, trazendo grandes benefícios para todos envolvidos, mostrando a realidade dos fatos, assim como indicando ações a serem tomadas que poderão promover um melhor equilíbrio entre o meio ambiente e a produção agrícola.

A educação ambiental compreende os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade.

Considerando que todos se alimentam, e enxergando a importância do agronegócio para que isso aconteça, a aplicação do conceito de educação agroambiental sempre resulta em políticas agrícolas e ambientais – de consumo sustentável, de segurança de alimento, de saúde do trabalhador, do alimento, do consumidor e do ambiente, de melhoria nas relações de comercialização, de geração de emprego e renda, entre outras.

Educação Agroambiental para um Futuro Sustentável

O momento atual pós pandemia e as crescentes disputas por recursos naturais, geram a oportunidade de gerar e compartilhar conhecimento sobre questões ambientais, relacionando com nossos padrões de consumo e necessidades da vida moderna, ao mesmo tempo, em que valorizamos o trabalho no campo, vital para que possamos atender a crescente demanda por alimentos, fibras e outros produtos essenciais ao nosso dia a dia.

Conectar os centros urbanos com o campo, explicar as formas de exercer o consumo consciente e deixar claro que as escolhas de cada um podem gerar diferentes impactos no meio ambiente são pontos cruciais na agenda de educação agroambiental, sendo somente desta forma poderemos ampliar o entendimento sobre o tema e gerar ações que promovam impactos positivos no planeta e sustentabilidade no longo prazo.

O Instituto AgroGalaxy atua para aconselhar, acelerar e investir em soluções e Startups que façam a diferença na vida do produtor rural e reduzam os impactos socioambientais dos negócios.

Veja também

Confira mais conteúdos que possam te ajudar:

Compartilhe
Veja outros artigos