Agricultura 4.0: Revolução Tecnológica

Compartilhe

5 min. de leitura

Agricultura 4.0: A Revolução Tecnológica no Campo

A produção agrícola brasileira vem se destacando nos últimos anos, com aumentos significativos tanto em termos de produção como em produtividade.

Tendo isso em mente, a Agricultura 4.0 representa uma revolução tecnológica no campo, trazendo avanços significativos na produção agrícola. Com o uso de tecnologia avançada, conectividade e automação, essa nova era da agricultura promove maior eficiência, produtividade e sustentabilidade.

O produtor rural está mais conectado à tecnologia e às inovações nos sistemas de produção, o que gera melhores resultados na atividade, ao mesmo tempo em que promove o uso adequado dos recursos naturais.

A Transformação do Setor Agropecuário

Nos últimos anos temos assistido a mudanças exponenciais nos negócios, nas formas de trabalho e especialmente na forma de produzir alimentos. No cenário agrícola não poderia ser diferente, onde vemos o avanço do que chamamos de Agricultura 4.0.

Essa transformação surge como uma analogia à indústria 4.0, também chamada de Quarta Revolução Industrial, trazendo maior agilidade, autonomia, conectividade e integração aos processos produtivos e de gestão.

Os Benefícios da Agricultura 4.0

A Agricultura 4.0 utiliza métodos computacionais de alto desempenho, rede de sensores, comunicação máquina a máquina, conectividade entre dispositivos móveis, computação em nuvem, métodos e soluções analíticas que processam grandes volumes de dados e constroem sistemas de suporte à tomada de decisões.

Além disso, contribui com o aumento dos índices de produtividade, da eficiência do uso de insumos, da redução de custos de mão de obra, melhoria da qualidade do trabalho e da segurança dos trabalhadores e diminuição dos impactos ao meio ambiente.

Tão falada nos últimos tempos, a Agricultura 4.0 continua caminhando para ser uma grande revolução tecnológica no campo. A presença cada vez maior de máquinas agrícolas como semeadoras, tratores, arados, entre outros implementos totalmente autônomos que podem ser comandados a distância, já são uma realidade.

Desafios e Iniciativas para a Conectividade no Campo

Embora existam grandes avanços tecnológicos em termos de gestão, máquinas e implementos, ainda existem desafios em termos de conectividade, além de uma necessidade crescente de qualificação de mão de obra.

Estudos divulgados pelo último Censo Agropecuário do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que é precária a infraestrutura de conexão em terras agricultáveis. A pesquisa indicou que apenas 5% das áreas estão conectadas à internet.

Atualmente, já existem uma série de iniciativas tanto públicas como privadas com objetivo de endereçar a agenda de conectividade no campo, indispensável para o desenvolvimento sustentável do agro brasileiro.

Empresas do setor agrícola junto a parceiros da área da tecnologia da informação vem trabalhando no desenvolvimento de soluções, que ainda carecem de escala e investimento, mas devem direcionar melhorias para a conectividade do agro brasileiro.

O Instituto AgroGalaxy atua para aconselhar, acelerar e investir em soluções e Startups que façam a diferença na vida do produtor rural e reduzam os impactos socioambientais dos negócios.

Veja também

Confira mais conteúdos que possam te ajudar:

Compartilhe
Veja outros artigos