Títulos de Crédito no Agronegócio

Compartilhe

4 min. de leitura

O agronegócio brasileiro vem batendo sucessivos recordes de produção, se tornando cada vez mais um player importante no fornecimento de alimentos em escala global, sempre observando e atendendo às crescentes demandas em termos de qualidade e sustentabilidade.

Junto ao aumento de produção, podemos evidenciar um crescente desenvolvimento nas regiões produtoras, gerando emprego e renda, mantendo as pessoas no campo e inovando em práticas de produção que apoiam o crescimento da produção. Não é novidade que o Agronegócio é um dos setores que mais crescem no Brasil e, historicamente, essa importância sempre foi reconhecida no cenário econômico do país, destacando-se os setores de milho, soja, cana-de-açúcar e café. 

Nos últimos anos, temos visto uma crescente busca por parte do setor agropecuário por novas fontes de financiamento, em especial programas privados, fora do plano safra, assim como uma maior participação do mercado de capitais e dos compradores e intermediários como fonte de financiamento.

Com esse avanço na produção e na qualificação do sistema de concessão de crédito rural, vemos atualmente um aumento na utilização dos títulos de crédito do agronegócio, que proporcionam aos Produtores Rurais a facilidade de conseguir recursos financeiros privados em instituições financeiras e AgFintechs que ofereçam crédito rural privado.

Existem diversos títulos que o produtor rural pode utilizar para investir em tecnologia, como troca de maquinário, no custeio da sua produção e até mesmo na comercialização. Também pode utilizar o valor para construção, ampliação e instalação de energia solar entre outras práticas sustentáveis.

O uso de títulos de crédito do agronegócio é uma importante alternativa de financiamento para a agroindústria no Brasil, em relação ao crédito rural. Conhecer todos os títulos de crédito e suas finalidades pode ajudar muito na tomada de decisão. Os títulos de crédito do agronegócio são seis, ao todo: CPR, CDA/WA, CDCA, LCA e CRA. 

Estes títulos foram instituídos através das leis nº 8.929 de 22 de agosto de 1994 e lei nº 11.076 de 30 de dezembro de 2004 e cada um deles atende a uma necessidade específica de cada produtor rural.

O Instituto Agrogalaxy atua para aconselhar, acelerar e investir em soluções e Startups que façam a diferença na vida do produtor rural e reduzam os impactos socioambientais dos negócios.

Compartilhe
Veja outros artigos