O mercado para negócios relacionados às Boas Práticas Agropecuárias

Compartilhe

3 min. de leitura

Todos os diferenciais que o atendimento e a implementação das Boas Práticas Agropecuárias trazem a um negócio hoje pode se tornar um pré-requisito para o desenvolvimento e a presença no mercado em um futuro próximo.

As regras regulatórias e as possibilidades de controle e fiscalização têm uma tendência de aumentar seu grau de exigência em relação à qualidade dos processos agropecuários e industriais. Entretanto, no fim do dia, quem decide se irá se relacionar com sua empresa ou consumir os seus produtos, são as empresas, instituições do mercado e os consumidores finais. E isso pode ser muito mais instantâneo que uma mudança na regulamentação de sua atividade!

Estas decisões serão tomadas com base na credibilidade que sua empresa ou produto transmita para o mercado.

Utilizar padrões de gestão de processos e cuidados socioambientais são essenciais para a consolidação de cada integrante da cadeia de produção agropecuária e serão cada vez mais comuns.

Estudos1 demonstram que a implementação das Boas Práticas Agropecuárias aumentam a produtividade e qualidade dos produtos, assim como percebem um incremento no valor agregado da produção, gerando assim, por estes fatores, um aumento significativo no faturamento dos produtores rurais.

Novas Tecnologias Agropecuárias

Observando o outro aspecto do mercado neste segmento de Boas Práticas Agropecuárias, existe uma enorme demanda para tecnologias e serviços voltados para ajudar os produtores na implementação, gestão e certificação de suas Boas Práticas.

As métricas de avaliação devem ser bem claras e mensuráveis nas rotinas de gestão dos produtores agropecuários. Elas também se tornarão mais fáceis e menos custosas de serem realizadas através das novas tecnologias de georreferenciamento, monitoramento, sensores, sistemas, blockchain e inteligência artificial, por exemplo.

Veja também:  Vantagens de boas práticas agropecuárias

O Instituto Agrogalaxy atua para aconselhar, e fomentar soluções e Startups que façam a diferença na vida do produtor rural e reduzam os impactos socioambientais nos negócios rurais.

Compartilhe
Veja outros artigos