Fertilizantes e Resíduos Agropecuários

Compartilhe

10 min. de leitura

Fertilizantes e Aproveitamento de Resíduos Agropecuários

O agronegócio brasileiro vem se destacando nos últimos anos, atendendo a crescente demanda global por alimentos ao mesmo tempo em que preserva uma grande parte de seu território, em especial a região Amazônica.

O desenvolvimento agrícola é uma das ferramentas mais poderosas para acabar com a pobreza extrema, aumentar a prosperidade compartilhada e alimentar 9,7 bilhões de pessoas até 2050.

Ao adotar práticas agrícolas sustentáveis, como a aplicação adequada de fertilizantes e o aproveitamento dos resíduos gerados nas atividades agropecuárias, é possível aumentar a produtividade de forma responsável, reduzir a dependência de recursos naturais escassos e minimizar os impactos ambientais.

A Importância da Produção Agropecuária e a Economia Circular

A produção agropecuária é uma das mais importantes atividades socioeconômicas humanas, uma vez que visa à produção de alimentos, fibras e bioenergia.

Mais recentemente a agropecuária passou também a prover matérias‐primas diversas para produção de novos bioprodutos e bioinsumos, naquilo que se convencionou chamar de economia circular ou bioeconomia.

Isso somente foi possível pelo constante avanço científico-tecnológico que permitiu o desenvolvimento de novas biomassas assim como de novos processos industriais para aproveitamento de culturas dedicadas e também daquilo que outrora era chamado de resíduo.

O Potencial da Biomassa Agrícola na Bioeconomia

A biomassa agrícola é atualmente aproveitada como matéria‐prima para produção de novos produtos como biocombustíveis, bioenergia, biopolímeros, biomateriais, produtos químicos, farmacêuticos, cosméticos e produtos de higiene, além de agroquímicos como biofertilizantes e biopesticidas, sob a ótica da bioeconomia, gerando inúmeros benefícios socioeconômicos e ambientais à nossa sociedade.

Além do uso de biomassa agrícola para alimentos e rações, a necessidade de desenvolver produtos industriais renováveis para a química industrial, como substitutos do petróleo, tem se mostrado um desafio estratégico para o século XXI e uma oportunidade para a biomassa agrícola de uso agroindustrial, especialmente para os seus resíduos e coprodutos.

Economia Circular e Aproveitamento de Resíduos no Agronegócio

A questão da economia circular frente às oportunidades que existem na área de resíduos do setor agropecuário, pois, com a crescente demanda por fertilizantes, temos no agronegócio uma excelente fonte do insumo.

O uso do conceito de economia circular para resíduos de biomassa pode envolver a redução nestas emissões, por meio do uso de todos os subprodutos e/ou coprodutos gerados durante o processamento.

Além disso, se torna possível a criação de novas cadeias de valor a partir do aproveitamento de resíduos, gerando emprego e renda, aumentando a sustentabilidade do agronegócio nacional.

O Instituto AgroGalaxy atua para aconselhar, acelerar e investir em soluções e Startups que façam a diferença na vida do produtor rural e reduzam os impactos socioambientais dos negócios.

Veja também

Confira mais esse conteúdo que pode te ajudar:

Compartilhe
Veja outros artigos